7 Mentiras Sobre Moedas Digitais

As moedas digitais são algo novo, muitos nem sabem que elas existem, e ficamos a mercê de blogs, vídeos e redes sociais, com informações que podem atrapalhar em vez de ajudar.

Em muitos casos a tentativa e erro é inevitável, estamos todos aprendendo, e a falta de literatura sobre criptomoedas é um problema.

Neste artigo eu vou falar sobre 7 mentiras sobre moedas digitais e acredito que você já tenha visto pelo menos uma delas.

Antes vou mostrar como funciona o marketing na internet, ai talvez você entenda o porque das “mentiras”.

Então, vamos lá…

Mentiras ou marketing de moedas digitais ?

Marketing de moedas digitais ou mais uma mentira?

Trabalho com negócios na internet desde a década de 90, ainda internet discada, e quando percebi o potencial desta ferramenta percebi o que viria nos próximos anos.

No começo existiam as ferramentas de busca, o Cadê, Aonde, Alta Vista, Yahoo e outros, sites de busca sem inteligência, funcionavam como grandes “Páginas Amarelas”.

Era o que existia na época e até aquele momento funcionavam bem, tão bem que o Yahoo comprou o Cadê ,que era de proporiedade da Star Media.

Os demais sites de busca também seguiram seus caminhos e suas negociações, mas a questão é que além dos endereços de estabelecimentos comerciais, existiam também as oportunidades para ganhar dinheiro.

Lembro quando surgiram os e-books e cursos relacionados a diversos assuntos, até hoje este é um excelente mercado, mesmo depois da aparição dos vídeos na internet.

A questão é que os e-books agora são praticamente 100% utilizados para atrair Leads na lista de e-mail e são entregues gratuitamente.

Cursos, banners, Flash e gifs animados

Percebeu-se na ocasião o potencial em vender cursos pela internet e isso é feito até os dias de hoje, eu mesmo indico o curso Expert Bitcoin no meu blog.

Banners também são utilizados, mesmo que em grande parte sejam ignorados, já a tecnologia Flash e os Gifs animados, que eram uma febre, não continuaram nos sites, ainda bem!

As mudanças foram acontecendo por causa da experiência do usuário, percebeu-se que estava acabando a era do “Está aqui o produto, se você não comprar outra pessoa compra”.

Até aquele momento éramos agentes passivos, sentados em frente as televisões e obedecendo as ordens dos anunciantes.

Quando as agências de marketing perceberam que a internet era uma mina de ouro tudo começou a mudar e é claro, surgiu a Google.

Como a Google mudou os hábitos do mundo

A Google já estava “surfando” pela internet, mas ainda de passos leves, era apenas mais um site de buscas, até que começaram  a inserir inteligência no sistema.

As ações dos consumidores são avaliadas a todo momento, a cada busca e cliques a Google percebe quais são os seus gostos e hábitos.

Diversas ferramentas foram sendo agregadas, Google Adwords, Google Adsense, Blogger, Criação de sites , compra do Youtube.

A Google vai aprimorando a “leitura” dos hábitos dos consumidores e com isso os criadores de conteúdo também estudam quais s melhores maneiras para criação de conteúdo, segundo o Google.

Ai, eis que surge a palavra “Marketing Digital” que nada mais é que o marketing já conhecido a tantos anos, mas aplicado no ambiente digital.

Com isso surgiram uma infinidade de cursos de marketing digital, alguns de excelente qualidade e que eu faço parte, e indico,  como o Fórmula Negócio Online.

No meu caso eu trabalho com blogs, e-mail marketing, redes sociais e o Fórmula Negócio Online ensina sobre isso.

A questão é que cada um direciona o que aprende para o que quizer e isso ninguém têm como controlar, afinal a internet é um ambiente livre e as notícias são prova disso.

Notícias sobre moedas digitais para atrair visualizações

Para quem trabalha com a internet sabe a importância das visualizações no blog, vídeos no Youtube e mídias sociais.

A questão é que nem sempre as informações são verdadeiras ou mesmo sendo verdadeiras são feitas para atrair visualizações, usando os sentimentos das pessoas..

Eu confesso que leio poucos blogs, independente do que esteja acontecendo no mercado de moedas digitais, aprendi isso com o tempo.

Quando o Bitcoin começa a cair começam as notícias ruins, algum país que não aceitou a moeda, alguma exchange que foi invadida ou mais um fork que vem por ai, entre outros assuntos.

Independente do motivo eu sigo uma regra, o Bitcoin cai uma parte do ano (metade mais ou menos) e valoriza na outra parte.

Sempre foi assim e até o momento tudo indica que sempre será e isso basicamente acontece com moedas tradicionais também.

As variações de preço das moedas digitais faz com que os criadores de conteúdo aproveitem isso e corram atrás de notícias no exterior.

A questão é que ou não sabem a veracidade da notícia ou aumentam o que já não é certo, com isso começa uma bola de neve.

Informações compartilhadas em grupos do Whatsapp, telegram, Facebook, vídeos no Youtube, Blogs e or ai vai.

Até aqui já deu para perceber que o marketing digital faz com que as pessoas muitas vezes contem mentiras para atrair visualizações.

Agora vou comentar sobre as mentiras mais comuns.

7 Mentiras Sobre Moedas Digitais (ou falta de verdade)

Mentira 1 – Bitcoin é uma bolha

Ainda bem que esse assunto acalmou na internet, mas garanto que têm muita gente esperando o Bitcoin subir para falar sobre isso.

Principalmente os canais de televisão que acabam sendo pagos pelos bancos para colocar notícias do tipo, mesmo porque o Bitcoin é e sempre será um problema para eles.

Bitcoin não é uma bolha, é uma moeda digital, a primeira, e deu certo, não têm volta, o que pode acontecer é que mediante necessidades outra moeda possa tomar sua frente.

A questão é que depois da moeda bitcoin surgiram outras criptomoedas, mas direta ou indiretamente, baseadas na mesma tecnologia.

Sendo assim não existe nada que confirme que o Bitcoin é uma bolha, são apenas notícias para assustar investidores.

Mentira 2 – Moedas Digitais são pirâmide financeira

É claro que não, mas como sempre têm gente nova chegando neste mercado e existem informações na internet falando sobre isso, comentarei sobre o assunto.

As moedas digitais são geradas através da mineração com placas de vídeos, em farms ou mesmo em casa, conforme a exigência.

Uma pirâmide financeira é quando o dinheiro é repassado por um grupo de pessoas, sem um produto, físico ou virtual, que sustente o negócio.

A comparação de pirâmides financeiras com moedas digitais apareceu devido a uma infinidade de sites, ditos de investimento, que surgiram e deram verdadeiros golpes.

Quem acompanha as moedas digitais, pelo menos desde 2016 sabe do que estou falando, sem contar outros sites que eram de marketing multinível real, mas não trabalharam da maneira correta.

Neste post eu fala mais sobre o assunto.

Enfim, as moedas digitais, principalmente a bitcoin, que foi a primeira, são ativos digitais, descentralizados, que não dependem de nengum órgão ou empresa.

A tecnologia blockchain foi a maior invenção dos últimos tempos, tanto que está sendo utilizada para outros tipos de transações, além das moedas digitais.

Mentira 3 – Você vai ficar rico com moedas digitais

Rico todos nós podemos ficar quando o assunto é investimento, afinal ganhar dinheiro com criptomoedas é o sonho de muitos.

A questão é que a maioria quer ficar rico com moedas digitais sem ter dinheiro para comprar moedas digitais, além do que esquecem que é um ambiente volátil.

Em outro artigo sobre como conseguir independência financeira com moedas digitais, sem ter dinheiro, eu explico que é possível, mas a longo prazo.

Outro ponto é que não é um caminho reto, por mais seguras que sejam as criptomoedas, ninguém pode garantir lucros constantes.

Lembra que eu falei sobre a alta e baixa no decorrer do ano?

Este é o problema que mais afeta os marinheiros de primeira viagem e até mesmo alguns que julgam-se experientes.

As pessoas empolgam-se quando o bitcoin começa a subir e compram, ai na sequência começa a cair e vendem.Lembra do final do ano 2017?

Outro ponto, que vale para qualquer tipo de investimento, é o quanto você pode investir.

Não compre moedas digitais com cartão de crédito se você não têm certeza que terá dinheiro para pagar a fatura, independente da alta ou baixa das criptomoedas.

Este foi o maior erro de muitos e estão com dívidas enormes.

Enfim, você não vai ficar rico com moedas digitais, pelo menos não a curto prazo, simplemente compre e aguarde a alta ou vá juntando com as faucets.

Mentira 4 – Moedas Digitais são para lavar dinheiro

A lavagem de dinheiro existe muito antes de existir as moedas digitais, sendo assim é apenas mais um meio que os crimosos podem usar para isso.

Basta verificar as notícias do momento sobre política, os assuntos envolvem várias maneiras de lavagem de dinheiro, mensalão, petrolão, contas no exterior, entre outros.

O assunto surgiu quando percebeu-se que as moedas digitais, mais especificamente o bitcoin, estavam sendo utilizadas na Deep Web.

A Deep Web é um ambiente onde aparece o que não pode aparecer normalmente na internet, no Google, por exemplo.

Assim as pessoas aproveitam este ambiente para compra e venda de produtos ilegais.

Outro ponto é a possibilidade de simplesmente passar moedas digitais para a carteira de outra pessoa, sem a intervenção de nenhum órgão regulamentador.

Os bancos, apesar de tentarem brigar contra as moeda digitais, já começaram a fazer transaçoes com a Ripple.

A Ripple (XRP) é uma moeda digital que conta com a tecnologia Ripple Net para processos de pagamentos.

Enfim, a lavagem de dinheiro sempre irá existir e pode estar no Estado ou no seu condomínio, o problema está nas pessoas e não nas moedas digitais.

Mentira 5 – Os governos vão acabar com as moedas digitais

Na verdade os governos estão tentando cobrar impostos das moedas digitais, já perceberam que é um caminho sem volta.

A descentralização é um dos maiores problemas para o governo, afinal a cobrança de taxas fica somente nas transações entre os usuários.

Até o momento não existe nenhuma maneira do governo acabar com as moedas digitais, mesmo porque elas já estão em diversas bolsas.

Além disso existem muitas pessoas influentes no jogo das moedas digitais e tentar acabar com elas geraria um transtorno maior do que aceitá-las.

O que vai acontecer é que o governo vai adaptar-se e a cada dia mais tecnologias serão usadas com a blockchain e pagamentos digitais.

Mentira 6 – As moedas digitais garantem o anonimato

Isso é correto em partes, afinal não é necessário enviar nenhum documento, fotos e comprovante de residência para uma transação com moedas digitais.

A questão é que no site Blockchain.info aparecem as transações feitas com Bitcoin, elas são públicas.

O site mostra também quantos bitcoins cada endereço possui e as transações que foram efetuadas.

É claro que para alguém saber que determinado endereço/wallet é seu é necessário que você informe isso, por exemplo, pra quem você envia suas bitcoins.

Outro ponto é que existem a wallet pública e a privada, a diferença é que a pública fica aparente para todos e a privada é a que você utiliza para movimentar a sua conta.

Um exemplo clássico são as corretoras, você pode criar uma conta, mas a chave privada fica na posse da corretora para fins de segurança.

Todas as transações com bitcoin são documentadas na Blockchain e  rastreáveis.

Mentira 7 – Bitcoin pode ser hackeado

Talvez você ache que ele realmente possa ser hackeado em virtude das notícias sobre bolsas e exchanges que foram invadidas.

A questão, já comentada neste artigo, é que “a tecnologia que faz o Bitcoin funcionar” é segura, bitcoin x blockchain, já as exchanges, bolsas ou mesmo o seu computador podem ser hackeados.

Isso não é nenhuma novidade, mas no caso das criptomoedas esta dúvida existe, sendo assim fique tranquilo(a) , mas procure guardar seus bitcoins em uma carteira de papel (Paper Wallet) ou em uma wallet física.

Conclusão

As mentiras sempre irão existir, mas existem “mentiras do bem”, criadas apenas para atrair visualizações.

O problema é que sendo do bem ou do mal mentiras podem causar muitos problemas.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre pessoas que cometeram suicídio por perderem dinheiro com moedas digitais.

Este artigo foi criado para clarear as ideias de todos que possuem dúvidas sobre criptomoedas na questão do que é realmente real.

Existem outras mentiras, mas deicarei para outro artigo.

Aproveite para deixar os seus comentários e assinar minha lista.

Deixe uma resposta

Siga-me Pelo Telegram

Você pode seguir o meu trabalho pelo Telegram

Seguir Agora ! Fechar