Minerar bitcoin – Uma breve análise

Para minerar bitcoin é necessário um certo entendimento sobre a moeda, principalmente o que é feito para que novas unidades sejam criadas.

Este artigo foi escrito resumindo as informações sobre o processo de mineração de bitcoin.

Bitcoin é uma rede que funciona de forma consensual onde foi possível criar uma forma de pagamento e também uma nova moeda completamente digital.

É a primeira rede de pagamento descentralizada (ponto a ponto) onde os usuários gerenciam o sistema, sem necessidade de autoridade central.

(Fonte = https://bitcoin.org/pt_BR/faq )

Ouça o áudio deste artigo.↓

Como faço para minerar bitcoin ?

Como faço para minerar bitcoin
Como faço para minerar bitcoin

Antes de mais nada você deve saber que desde a criação do bitcoin em meados de 2009 a dificuldade de mineração cresceu muito e é praticamente impossível minerar bitcoin em um PC.

No início era possível minerar usando somente a CPU e a GPU do computador, mas hoje em dia os custos de eletricidade são maiores do que os ganhos minerando em um PC.

É necessário deixar o PC ligado sem interrupção o que no final não valeria a pena.

Minerar bitcoin é o processo de validar transações da rede, manter os participantes sincronizados e ser recompensado por isso.

Ninguém é dono da rede e existem mineradores em vários países.

Qual o Hardware ideal para minerar bitcoin ?

Qual o hardware ideal
Qual o hardware ideal

Já comentei sobre os custos de mineração e por isso o ideal é utilizar um hardware customizado..

Existem empresas que comercializam estes hardwares que podem ser comprados por qualquer pessoa e novos hardwares, com maior poder de processamento, são criados constantemente.

A Bitmain é exemplo disso e hoje uma das maiores fabricantes de máquinas para minerar bitcoin.

Minerar bitcoin com CPU

No passado os usuários usavam suas próprias CPU´s para minerar bitcoin, mas não é mais viável e praticamente impossível encontrar um bloco de mineração usando uma CPU.

Minerar bitcoin com GPU

É conhecida como a segunda geração de mineração de bitcoin e surgiu quando as pessoas começaram a ficar frustradas com a baixa velocidade das CPU´s.

A mineração com GPU têm suas desvantagens porque a sua função principal é tratar de vídeos.

Placas gráficas podem calcular em torno de 200 milhões de hashs por segundo.

Minerar bitcoin com FPGA

FPGA
FPGA

Supera a mineração com CPU e com GPU, além de consumir quantidades pequenas de energia.

Um minerador pode calcular um bilhão de hashs por segundo, mas mesmo usando várias placas juntas seriam necessários muitos anos para encontrar um bloco de mineração.

Minerar bitcoin com ASIC

ASIC
ASIC

ASIC (Circuito Integrado de Aplicação Específica) é um microchip, criado para um propósito específico e os primeiros criados para mineração de bitcoin surgiram em 2013.

São mais rápidos e processam cerca de 32,5 GHS por segundo.

Minerar bitcoin na nuvem (Cloud Mining)

Minerar na nuvem (Clod Mining)
Minerar na nuvem (Clod Mining)

Algumas empresas como a Hashnest, Hashflare, Genesis e Minerabit oferecem serviços de Cloud Mining, alugam uma capacidade de mineração com contratos específicos.

A vantagem em usar Cloud Mining é que você investe  uma quantidade de hashs e aguarda o retorno do seuinvestimento, mas é importante saber sobre a empresa porque existem vários sites que apresentam-se como mineradores de bitcoin, mas na verdade só querem usar o seu dinheiro.

Minerar bitcoin e a blockchain

A mineração de bitcoin é responsável pela atualização da blockchain e será realizada até atingir o limite de 21 milhões de satoshis.

A estrutura da blockchain compõe uma lista de blocos de transações e cada bloco é identificado como um hash (SHA 256).

A blockchain é segura porque cada bloco é inalterável e qualquer mudança afetaria todos os blocos subsequentes o que seria um custo de processamento enorme.

A cadeia de blocos torna os blocos mais antigos seguros e imutáveis.

A Farm

Farm
Farm

Farm é o local onde computadores ficam dispostos e leva este nome  justamente porque possui várias máquinas, sendo uma “fazenda” (Farm) de computadores específicos para mineração de bitcoin.

Conclusão sobre minerar bitcoin

É fato que minerar bitcoin é válido para quem possui poder de investimento e pode adquirir computadores com alto poder de processamento.

A cada dia a dificuldade para minerar bitcoin aumenta e a procura por empresas sérias que atuem com Cloud Mining cresce.

Deixe o seu comentário e participe da conversa.

2 comentários em “Minerar bitcoin – Uma breve análise”

Deixe uma resposta

Siga-me Pelo Telegram

Você pode seguir o meu trabalho pelo Telegram

Seguir Agora ! Fechar