Doar bitcoin evita impostos

Doar bitcoin levanta questões relativas a declaração de impostos referente a transações de bitcoin e/ou outras criptomoedas e este assunto que está queimando os neurônios dos responsáveis por este tipo de regulamentação.

O governo dos Estados Unidos está preocupado em reter impostos relativos a transações financeiras a partir de criptomoedas.

Em 2017 começou a busca por empresas que utilizam ativos digitais como a Coinbase que passou por um processo de investigação e no momento é feita uma busca por indivíduos que utilizaram mais de $ 20.000,00 com transações digitais.

A questão é que são aceitas, segundo a lei nos Estados Unidos, envios de bitcoin qualificados como doações e este valor pode chegar até os $ 15.000,00

Presentes mais caros que $ 15.000,00 são um problema

Caso a pessoa envie bitcoin, ou outra criptomoeda, até $ 15.000,00 não é necessário fazer declaração, apenas relatar que o envio é a título de doação.

Os impostos não existe para o doador e nem para que recebe a doação, segundo a agência de advogados Wood LLP, mas caso seja feita a cobrança no futuro os cálculos são feitos referentes ao valor na época da transação.

É importante ressaltar que mesmo que seja uma doação o imposto deve ser pago quando ultrapassa os $ 20.000,00 e isso já é uma lei vigente, independente do ativo utilizado.

Veja também = Maduro libera mineração da Petro para os bancos

Como ficará a questão no Brasil ?

Doar bitcoin no Brasil não é proibido e a questão sobre a declaração de impostos já é assunto em pauta a muito tempo.

Basicamente hoje no Brasil é necessário declarar transações com moedas digitais informando em um campo no formulário de declaração (algo como outros serviços).

A verdade é que isso não está muito claro para ninguém e a grande maioria está deixando para última hora para saber o que fará em relação a impostos sobre bitcoin.

Doações e as “empresas” que recebem doações

As referidas doações tratam diretamente de “serviços” que dizem ser de ajuda com doações, mas que na verdade pretendem fugir de impostos ou até mesmo de investigações referentes a pirâmides financeiras.

Doar bitcoin tornou-se um assunto com certa constância na internet e no Brasil não é muito claro o limite das referidas doações e quais os procedimentos legais.

Provavelmente em breve podemos ter notícias sobre isso e que agravem negócios que usem esta brecha na lei para evitar impostos e/ou fugir de retalhações.

Deixe uma resposta

Siga-me Pelo Telegram

Você pode seguir o meu trabalho pelo Telegram

Seguir Agora ! Fechar