Moeda Bitcoin – Como é feita a bitcoin

A emissão da moeda bitcoin é feita pelos mineradores e são necessários equipamentos com alto poder de processamento para gerar novas moedas.

Uma prova de trabalho (Pow Proof of Work) é referente a geração de novos blocos (local onde ficam registradas as transações da moeda bitcoin).

A prova de trabalho está inserida em algoritmos como por exemplo o SHA-256 (Secure Hash Algorithm) que é utilizado para minerar bitcoin.

Escute o áudio deste post

Gerando a Moeda Bitcoin

Gerando a moeda bitcoin
Gerando a moeda bitcoin

Os mineradores usam um arquivo que trabalha com as transações mais recentes e ainda sem validação.O trabalho deles é encontrar a chave de validação deste arquivo.

A mineração da moeda bitcoin usa a capacidade de processamento dos computadores para processar transações, pagamentos e recebimentos.

Validar as transações gasta muita energia elétrica e são bilhões de tentativas e erros, esta validação é para encontrar a solução de uma complexa operação matemática.

Serão emitidas 21 milhões de unidades de bitcoin e quando este limite for atingido os mineradores receberão somente as taxas de transação.

Quando o limite dos blocos for atingido a moeda bitcoin continuará sendo alocada na Blockchain.

Quando um minerador consegue resolver o problema matemático antes ele divulga seu trabalho para que os demais confirmem a sua validação e ele receba a sua recompensa.

As transações são agrupadas em blocos de 10 em 10 minutos.

Minerar a Moeda Bitcoin é uma competição

Competição para gerar a moeda bitcoin
Competição para gerar a moeda bitcoin

Várias máquinas trabalham sem receber nada, justamente porque é necessário um excelente equipamento para minerar a moeda bitcoin.

Uma transação p2p é quando cada um dos nodes funciona como cliente ou servidor, sem a necessidade de um servidor central.

Todos os mineradores competem entre si para achar a resposta certa do enigma criptográfico (operação matemática complexa).

A Moeda Bitcoin e o “Hash”

O hash é uma sequência de bits gerada pelo algoritmo de criptografia para que os nodes consigam ver quem consegue decifrá-lo para receber a recompensa.

Este processo denomina-se mineração e o hardware utilizado é frequentemente elevado para que a solução do algoritmo seja resolvida, ficando praticamente impossível alguém com um PC em casa ter sucesso minerando a moeda bitcoin.

O hash é difícil de resolver, mas fácil de verificar, podendo ser ajustada a sua dificuldade.

A Transação da Moeda

Transação da moeda bitcoin
Transação da moeda bitcoin

Uma transação pode ser definida como entrada e saída e consiste em verificar se quem quer transferir possui a quantidade de bitcoin necessária, isso é feito verificando os registros públicos de contabilidade do sistema.

Esta verificação elimina a falsificação impedindo que alguém gaste o que não têm ou gaste mais de uma vez o mesmo valor.

Caso algum problema seja encontrado na transação ela será rejeitada pelo node e não será transmitida a outros nodes.

Uma fraude conhecida é quando alguém executa um gasto duplo e isso é feito no momento que uma pessoa insere um hash de transação já utilizado em um bloco da Blockchain.

Este risco existe para pessoas que fazem transações sem confirmação e este é um dos motivos que uma pessoa ou empresa solicita a você para que envie o hash da transação, após enviar os seus bitcoins.

O que existe na verdade em transações da Moeda Bitcoin ?

Não existe a moeda bitcoin, mas sim registros de transações com a moeda bitcoin.

Eles não estão em nenhum HD, servidor ou wallet, enfim eles existem de verdade na Blockchain e as wallets armazenam somente as chaves privadas que são como dados de identificação que permitem o seu uso.

A Bitcoin pode ser definida como meros bytes que passam de um computador para outro e ficam armazenados na Blockchain.

Gostou do post ? Compartilhe e deixe os seus comentários.

2 comentários em “Moeda Bitcoin – Como é feita a bitcoin”

Deixe uma resposta

Siga-me Pelo Telegram

Você pode seguir o meu trabalho pelo Telegram

Seguir Agora ! Fechar