Bitcoin Hard Fork

O Bitcoin existe desde 2008 com a primeira negociação feita em 12 de janeiro de  2009 (bloco 170), de lá para cá aconteceram alguns Hard Forks.

Este post está sendo escrito em novembro de 2017 e neste mesmo mês está para acontecer mais um Hard Fork na rede Bitcoin.

A questão é que já está ficando insustentável a quantidade de forks e hard forks na rede btc e a cada dia estão aumentando os grupos de pessoas interessadas em criar novas moedas digitais “melhoradas” com o intuito de atraír investidores.

Existirá o novo Bitcoin ?

Novo Bitcoin ?
Novo Bitcoin ?

Além do Bitcoin existem diversas Altcoins (alternativas de moedas digitais) e cada uma delas têm o seu valor.

O que será muito difícil é alcançarem o valor do Bitcoin, e na mesma velocidade, afinal a maioria delas foi desenvolvida através do código do próprio BTC e acompanham a alta e/ou baixa do mesmo.

Não diria que é impossível existir uma nova moeda com características melhores, afinal a alguns anos atrás ninguém acreditaria que estaríamos debatendo sobre moedas virtuais.

Lista de Forks e Hard Forks do Bitcoin

  • Bitcoin XT = Fork do Bitcoin Core que propunha que o tamanho dos blocos aumentassem para 8 megabytes e dobrasse exponencialmente a cada 2 anos.A proposta não obteve apoio suficiente.
  • Bitcoin Classic = O objetivo era aumentar o processamento de transações, aumentando o tamanho de blocos, começou semelhante ao Bitcoin XT.
  • Bitcoin Unlimited = Segue o lançamento do Bitcoin XT e Bitcoin Unlimited e permite que os usuários decidam qual o tamanho de bloco preferem.
  • Bitcoin Cash = Foi anunciado como um Hard Fork para 1 de agosto de 2017, implementa o tamanho de bloco para 8 MB.
  • Bitcoin Gold = O Hard Fork ocorreu de outubro de 2017 no bloco 491407 e o objetivo é resistir a ASIC oferecendo facilidade na mineração por GPU.
  • Segwit2x = Programado para novembro de 2017, aumenta o tamanho de bloco para 2 MB, antes foi implementado o Segwit, primeira parte do acordo de Nova York.
  • Litecoin = A Litecoin foi Inspirada no Bitcoin e identico em muitos aspectos, porém possui algumas diferenças como a adoção do Segregated Witness e  Lightning Network   , permitindo que mais transações sejam processadas pela rede.
  • Dash = A Dash utiliza uma rede de 2 camadas e a criação de blocos é tratada pelos mineiros.
  • Zcash = Surgiu do projeto Zerocoin e visa melhorar o anonimato dosusuários de Bitcoin.

Provavelmente outros Bitcoin Hard Fork virão, mas a maioria gera um grande desgaste na comunidade em virtude da incerteza do que pode acontecer com a moeda.

Como lidar com as informações recebidas

Cuidado com as informações

Caso você tenha acompanhado as notícias sobre o Bitcoin percebeu que a internet atrai as pessoas com informações que em sua maioria tentam (na maioria das vezes conseguem) causar polêmicas.

Deve-se tomar cuidado, principalmente porque a maioria só deseja atrair visitas para os blogs e grande parte são traduções mal feitas de sites do exterior.

Não coloco todos os blogs na mesma situação, mas sempre é bom verificar as notícias em  diferentes locais para não ficar compartilhando informações que em grande parte não condizem com a verdade.

Conclusão sobre Bitcoin Hard Fork

Um Bitcoin Hard Fork é a maneira que foi encontrada para a criação de novas criptomoedas e também para melhorar ou criar novas funções.

O caso é que isso está causando muita polêmica na comunidade Bitcoin e está ficando mais desgastante a cada dia, a tendência é que cada vez menos mineradores apoiem novos Hard Forks.

Deixe os seus comentários e compartilhe este post !

[grwebform url=”https://app.getresponse.com/view_webform_v2.js?u=S1Rum&webforms_id=11574901″ css=”on” center=”off” center_margin=”200″/]

Deixe uma resposta

Siga-me Pelo Telegram

Você pode seguir o meu trabalho pelo Telegram

Seguir Agora ! Fechar